Não é surpresa para ninguém que cuidar bem de si mesmo é fundamental para cuidar bem dos outros – especificamente o seu pequeno eu correndo por aí. Mas tanto de sua atenção está voltada para seus filhos  e se você não tem  móveis planejados fortaleza que você facilmente se esquece de priorizar sua própria saúde. Ou quando vem à mente, você descarta porque quem tem tempo?

Se você é pai ou mãe, sabe como é comum deixar seus próprios cuidados em segundo plano, muitas vezes devido a limitações de tempo ou exaustão. Você concentra tanto sua atenção em seus filhos que parece mais fácil adiar sua própria saúde mental e física a fim de acompanhar as demandas diárias da paternidade.

Mas, como tenho certeza que você sabe, é quase impossível cuidar de seus filhos quando você está além de exausto, frustrado ou oprimido.

Portanto, aqui estão dezesseis maneiras fáceis pelas quais qualquer pai pode demonstrar um pouco mais de amor diariamente. A maioria requer apenas dez ou quinze minutos do seu tempo para ser eficaz.

1. Livros

Esteja você lendo um livro de ficção científica ou um realismo mágico em seu tablet, perder-se na história e no mundo de outra pessoa é um grande alívio para você. Às vezes, apenas ter aquele intervalo dentro da sua cabeça pode lhe dar a energia necessária para voltar à sua própria lista de tarefas, caos, drama familiar ou estresse induzido pela pandemia.

Meu favorito é ouvir um grande audiolivro de terror com meu aplicativo de biblioteca enquanto faço uma caminhada. Minha vida sempre parece muito mais fácil em comparação a ser uma adolescente sem noção entrando em uma cabana abandonada na floresta e encontrando um assassino em série vestido de pé-grande.

2. Podcasts

Existem mais de 43 milhões de episódios de podcast para você escolher. Quer você ouça humor, instruções, política, entretenimento, esportes ou histórias pessoais, pode apostar que há algo que permitirá que você se desconecte um pouco da sua própria realidade. Às vezes, isso é tudo o que é preciso para voltar ao seu dia com uma nova perspectiva.

Freqüentemente, ouço um dos meus podcasts favoritos enquanto faço minhas tarefas rotineiras do dia – dirigir para fazer recados, lavar roupa, passar aspirador ou tirar o pó. Isso ajuda a evitar que minha mente vagueie pelo oh-não-esqueci-de- [preencher o espaço em branco aqui], fazendo com que eu me sinta oprimido. Também me deixa ansioso pelas minhas tarefas diárias, em vez de evitá-las.

3. Medite

Se você ainda não experimentou a meditação e a ama, é hora de experimentar. Meditar mudou minha vida. InsightTimer é meu aplicativo ideal para todas as coisas meditativas.

Eles têm meditações guiadas, cursos, meditação especificamente para ajudá-lo a dormir e até histórias de ninar para adultos e crianças. Costumo usar o aplicativo InsightTimer todas as noites para me ajudar a adormecer na hora de dormir em um estado altamente relaxado.

Eu realmente gosto de como posso salvar os guias meditativos que mais gosto neste aplicativo para encontrá-los facilmente novamente mais tarde. E eles têm versões gratuitas e pagas – você descobrirá que ambas são opções fantásticas.

4. Exercício

Não há nada como a euforia que você sente durante um ótimo treino suado. Mas, se isso não é seu lugar, uma caminhada rápida também pode fazer maravilhas para limpar sua cabeça, relaxar seu corpo e dar-lhe um impulso de energia para o resto do dia faço isso desde que adquiri porta de enrolar automática.

Se o exercício parece a última coisa no mundo para a qual você gostaria de ter tempo, considere o que significa sua definição de exercício. Se você está imaginando correr 5 km todos os dias, mude sua imagem mental. Nem todo mundo é corredor. Talvez ioga seja mais adequada para você – ou levantar pesos, ou Zumba, ou dançar pela sala de estar com ou sem roupas.

Eu gosto de mudar isso na maioria dos dias da semana, caso contrário fico entediado. Isso funciona para mim. O objetivo é descobrir o que funciona para você.

O exercício físico é a base para uma vida saudável. Você só tem um corpo para usar ao longo de sua vida, então escolher torná-lo uma prioridade o ajudará a aproveitar ainda mais o tempo que passa com seus filhos.

5. Chuveiro

Água quente derramando sobre seus músculos tensos pode ajudá-lo rapidamente a descontrair e relaxar, quer seja depois de um treino divertido ou não. Há algo hipnótico no calor que se espalha por você.

Se um longo banho de imersão é mais seu estilo, uma banheira cheia de bolhas pode ser tão relaxante – e freqüentemente mais divertida.

Um banho rápido também pode ser revigorante. Algumas pessoas precisam de café para acordar de manhã. Eu preciso de um banho quente para me livrar da sonolência da noite passada.

6. Tome uma bebida

Às vezes, uma bebida com amigos pode ser exatamente o que você precisa. E então, outras vezes, é um único copo de vinho tinto aninhado sozinho em um canto aconchegante da sua casa usando seu cooktop fortaleza, sem ninguém além do cachorro para manter seus pés aquecidos.

Se o álcool não é sua praia, uma xícara quente de seu chá ou café favorito pode ser apenas a passagem para um lugar mais silencioso e calmo em sua mente.

O truque é tomar o seu tempo com qualquer bebida que você escolher. Desfrute de cada gole da sua bebida – cheire, saboreie, sinta a sensação de calor espalhar-se por você enquanto a engole.

7. Cadernos de exercícios

Livros para colorir, ponto a ponto, Sudoku, busca de palavras, palavras cruzadas – essas podem ser algumas de suas coisas favoritas. Essas pastas de trabalho podem ser sua nova noite favorita, em vez de rolar interminavelmente pelo Netflix ou Hulu e encontrar as mesmas opções exatas da noite anterior – todas as quais você já assistiu demais ou parecem extremamente desagradáveis ​​por uma infinidade de razões.

Livros de quebra-cabeça como esses podem manter sua mente focada ativamente em algum problema trivial, em vez de em todos aqueles pequenos problemas que aparecem aleatoriamente ao longo do dia. Quinze minutos colorindo ou resolvendo quebra-cabeças podem ser uma simples pausa – ou uma recompensa pessoal – quando você precisar.

8. Sol e natureza

A natureza pode ter um efeito mágico em uma pessoa. Comprovou-se que o ar fresco e a luz do sol melhoram o humor, o sistema imunológico e a pressão arterial.

Ouvir as ondas do mar na praia, o cheiro de flores silvestres ao longo de uma trilha de caminhada na montanha e o calor do sol no parque da cidade podem ser lugares calmos e pacíficos para relaxar.

Às vezes gosto de deitar em cima do nosso enorme trampolim no quintal, com o rosto voltado para o céu e fechar os olhos. Há algo sobre o brilho do sol acima de mim e a brisa de verão contra meu rosto que é muito relaxante.
Se o tempo não estiver cooperando, tente sentar em frente a uma janela. A luz do sol pode torná-lo fisicamente mais feliz por causa de seus efeitos sobre os hormônios. A luz solar pode desencadear a liberação de serotonina, que pode elevar seu humor e fazer você se sentir mais relaxado e calmo.

9. Estrague seus animais de estimação.

Está provado que animais de estimação diminuem o estresse e a ansiedade. Eles podem ser exatamente o que você precisa se você sofre de depressão ou tem dificuldade de socializar. Animais de estimação existem devido à habilidade que os animais têm de acalmar as pessoas ao seu redor.

Concentrar-se no bem-estar de seus familiares de quatro patas pode ser recompensador. Claro, é sempre bom se sentir necessário, mas seu cachorro sempre vai cumprimentá-lo com entusiasmo e amor também. Você poderia gritar com eles e eles ainda querem mostrar afeto – não que eu recomende isso.

10. Ligue e fale com um amigo

Todos precisam de alguém para conversar de vez em quando. Alguém para expor suas ideias, alguém que dirá que você não é louco por deixar seu filho de castigo por espalhar chiclete no cabelo da irmã, alguém que vai ouvir você reclamar, chorar ou rir sem julgamento.

Cada pai pode usar um bom sistema de apoio. Amigos e familiares podem ser boas opções para isso. (Tenho minhas irmãs e minha melhor amiga na discagem rápida.)

11. Hobbies

Esforços criativos como escrever poesia, pintar estatuetas ou telas, artesanato, costura, escultura em madeira ou mesmo jardinagem podem melhorar seu humor, se forem atividades de que você goste. Alguns provedores de saúde mental até mesmo “prescrevem” hobbies para seus pacientes que sofrem de depressão.

A criatividade acende uma parte do seu cérebro que é responsável pela liberação de substâncias químicas que fazem você se sentir bem, como a dopamina. É a sensação relaxante durante o processo de criação que é mais importante.
Existem tantos passatempos por aí que, se tricô não agrada a você, pode tentar bordar, pintar, fazer cerveja, entalhar sabonete, geocaching, caminhadas, design de moda, dançar salsa, tocar violão ou observação de pássaros. A questão é que, se tentar algo não acaba entusiasmando ou entretendo você, há muitos mais que podem.

12. Mantenha um diário

Talvez você esteja apenas escrevendo as coisas que lhe dão alegria ou as coisas pelas quais você é mais grato. Ou talvez você anote tudo que o irritou em um determinado dia ou que partiu seu coração.

O que quer que você esteja registrando no diário, depende totalmente de você e apenas dos seus olhos. E é isso que é tão libertador sobre a experiência.

Se a sua escrita é mais diarreia verbal cheia de frustração, tristeza e raiva, você provavelmente não vai revisitá-la. O ato de escrever tudo e, em seguida, fechar o livro sobre tudo isso é o ponto – então enlouqueça.

Se você está registrando todas as coisas pelas quais está feliz, grato e animado, é mais provável que releia o que escreveu em algum momento futuro. Isso pode ser encorajador e esclarecedor sobre o que realmente lhe traz alegria em sua vida e talvez o que você deva continuar fazendo e se concentrar mais.

13. Chore

Semelhante ao registro no diário, às vezes é melhor simplesmente colocar tudo para fora. Se você está prestes a chorar, é porque seu corpo está tentando aliviar as emoções acumuladas que estão inundando seu sistema e atrapalhando seu eu físico, mental e emocional.

O choro pode, na verdade, diminuir sua pressão arterial. Ele também remove toxinas como excesso de cortisol e manganês de seu corpo, os quais podem causar estragos em seu sistema na forma de estresse, ansiedade e irritabilidade.

Derramar lágrimas é uma maneira normal e saudável de processar e expressar emoções.

14. Rir disso

Se as coisas não forem opressoras o suficiente para provocar lágrimas, o riso pode ser a melhor opção para você. Tem muitos benefícios.

O riso melhora sua capacidade de absorver oxigênio, o que ajuda a estimular seus órgãos internos, bem como aumentar as endorfinas produzidas pelo cérebro. Também melhora a circulação, o que pode aliviar o estresse e aliviar os músculos tensos e cheios de tensão.

Existem até efeitos de longo prazo no riso, incluindo o alívio da dor e um sistema imunológico aprimorado – às vezes, o riso é o melhor remédio.

Então, olhe algumas fotos antigas de seus filhos agindo como patetas, assista a uma comédia ou ao seu comediante stand-up favorito, ou dê uma boa risada sobre como seu gato ficou bobo perseguindo o rato de corda que você comprou para ela no Natal do ano passado e literalmente ria alto.

15. Tempo sozinho

Não há razão para se sentir culpado por querer algum tempo para si mesmo. Como seres humanos, precisamos ser capazes de nos compreender e processar nossas emoções e isso nem sempre é fácil ou possível quando você está cercado por pequenos.

Passar um tempo consigo mesmo pode realmente melhorar sua confiança e criatividade, além de permitir que você entenda melhor suas próprias emoções. E tudo isso vai tornar o cuidar dos seus filhos mais agradável e fácil.

16. Música

Esteja você cantando no carro ou dançando em volta da mesa da cozinha, ouvir música pode afetar seu humor, pensamentos e até mesmo comportamentos. Pense na última vez que você dirigiu até a loja ouvindo sua música animada favorita. Você estava batendo no volante e cantando o refrão entre os semáforos.

Uma ótima música pode deixá-lo com energia e felicidade – ou mesmo triste e melancólico, dependendo da letra e do tom da música.

Quando estou me sentindo desmotivado, para baixo ou estressado, tenho uma playlist que ouço que inclui Bishop Briggs, One Republic, Flo Rida e Lizzo.

Você deve procurar ajuda?
Às vezes é impossível lutar contra a depressão por conta própria. Se nenhuma das opções de autocuidado acima funcionar para você, ou se nenhuma delas estiver ajudando o suficiente, é hora de buscar ajuda.

Terapia
Quer seja um médico de família em quem você finalmente decide confiar, ou um terapeuta ou psiquiatra licenciado que você consulta todas as semanas, buscar a ajuda de um profissional é sempre uma decisão inteligente. Eles podem ajudá-lo a separar as coisas que você sente que o estão atrapalhando, deixando-o bravo ou triste, ou frustrando-o inacreditavelmente.

A terapia nem sempre é para sempre. Um bom terapeuta o ajudará pelo tempo que for necessário – nem mais, nem menos.
Se pensamentos e / ou sentimentos sombrios como suicídio, ferir outras pessoas ou ferir a si mesmo são coisas contra as quais você tem dificuldade, procurar a ajuda de um profissional é o primeiro passo. Eu encorajo você a entrar em contato com alguém imediatamente.

Medicamento
Se você tem filhos que dependem de você, compreender a importância de uma boa saúde mental é extremamente importante. A saúde mental deficiente pode ser prejudicial não apenas para você, mas também para aqueles entes queridos que tanto dependem de você.

Esmagamento, frustração, irritabilidade, ansiedade, tristeza e raiva podem ser sinais de que você poderia se beneficiar com medicamentos ou terapia, ou alguma combinação dos dois. Isso, é claro, deve ser algo que você discuta com seu médico.

Não há nada de errado em pedir ajuda quando você precisa.

Para ser o pai e o ser humano mais eficazes possível, você precisa definir suas prioridades de saúde mental e física. Implementar o autocuidado ao longo do dia – todos os dias – é uma maneira fácil de se manter no caminho certo. E lembre-se, ao cuidar de si mesmo, você está abrindo um precedente para que seus filhos façam o mesmo à medida que envelhecem.